Afinal...
A diferenca entre os paises pobres e os ricos nao e a idade do pais.
Paises como India e Egipto, tem mais de 3000 anos e sao pobres.
Por outro lado, Canada, Australia e Nova Zelandia, que ha 150 anos eram inexpressivos, hoje sao paises desenvolvidos e ricos...
A diferenca entre paises pobres e ricos tambem nao reside nos recursos naturais disponiveis.
O Japao possui um territorio limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criacao de gado, mas e a segunda economia mundial.
O pais e como uma imensa fabrica flutuante, importando materia-prima do mundo todo e exportando produtos manufacturados.
Outro exemplo e a Suica, que nao planta cacau mas tem o melhor chocolate do mundo.
No seu pequeno territorio cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano.
Nao obstante, fabrica lacticinios da melhor qualidade.
A Suica e tambem um pais pequeno que passa uma imagem de seguranca, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do mundo..
Executivos de paises ricos que se relacionam com seus pares de paises pobres mostram que nao ha diferenca intelectual significativa...
A raca ou a cor da pele tambem nao sao importantes.
Imigrantes rotulados de preguicosos nos seus paises de origem sao a força produtiva de paises europeus ricos...
Qual e entao a diferenca?
A diferenca e a atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educacao e pela cultura. (etica, educacao, respeito as leis, pontualidade, etc)
Nos paises pobres apenas uma minoria segue esses principios basicos na sua vida diaria.Nao somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel connosco.
Somos pobres porque nos falta atitude. Falta-nos vontade para cumprir e ensinar esses principios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.SOMOS ASSIM, POR QUERER LEVAR VANTAGENS SOBRE TUDO E TODOS.
Recebido por e-mail!
This entry was posted
on terça-feira, junho 05, 2007 at 10:20 da tarde.
You can skip to the end and leave a response.
13 minds:
Faz-me lembrar a comparação feita entre Portugal e o resto da Europa quanto a incêndios florestais. A conclusão era que, apesar de termos a mesma área de floresta, os incêndios em Portugal eram mais frequentes porque o nosso país tinha mais portugueses... ;)
uma verdade pura e dura que muitos teimam em não querer ouvir.....
Oi meu anjo,
Sim concordo parcialmente, pois este assunto tem muito que se lhe diga, então se formos falar de ética, educação, respeito pelas leis, pontualidade, etc..., acho que nunca mais acabaria, até porque começaria pelos que mandam nesses países "pobres", só depois falaria dos que andam lutando pela sua vida e nada conseguem senão por vezes um belo chuto no traseiro, mas afinal a culpa é sempre do zé povinho né?
Arrgggggggggggggg como detesto falar sobre coisas destas dá-me uma vontade de esganar alguém sempre, lololol
Desejos de bom fim de semana e uma semana cheia de paz.
Bjokas mil e xi - corações.
Belo post!
... E Israel pôs o deserto a dar laranjas, etc!
Somos pobres porque gostamos de sofrer de estar tristes tal como gostamos de fado ou isso ou somos burros porque metemos sempre no poder quem nos rouba, quem nao se preocupa conosco, quem nos faz mais pobres, quem so se preocupa com eles mesmos...teremos entao nos medo de ser ricos?? medo de ser felizes?? Daqui a uns anos conto com o teu voto e juntos vamos mudar isto lol...
Directamente, o problema não se pode imputar a um país em-si-mesmo. Mas indirectamente, acaba-se por contribuir para a eleição de governos incompetentes. É o mesmo que uma empresa em bolsa ter uma má equipa de gestão, as acções descem. E depois há ainda a atitude de cada um. Se todos se preocupassem com o bem-estar comum em vez de viverem obcecado com o seu próprio umbigo, as coisas eram capazes de se compôr.
Repara que muitos países actualmente pobres já foram grandes potências mundiais. E tens o exemplo do nosso país. Daqui a centenas de anos, o mais provável é que países como por exemplo os Estados-Unidos se tenham tornado nações pobres. Isto é um ciclo ;)
Quem tudo conquista tende a relaxar...e a acomodar-se!
Quem tudo consegui à muito tempo atrás, abrandou e perdeu o comboio da actualidade.
A influencia da cultura e mentalidade que falas é um facto. Mas chega um tempo em que a necessidade faz o ciclo recomeçar para aqueles que hoje estão por baixo.
Nunca ouve na história nenhuma grande potencia eterna...todas caem dando lugar aos outrora menores.
bom discurso.
boa explanação!
gostei.
bjs dear
Muito fixe.
Bolas: ainda bem que Portugal é um país rico, trabalhador, cultural e intelectualmente desenvolvido e que sabe bem aproveitar os inúmeros recursos naturais! LOL
Ok, ok... pronto, estava a brincar! Mas eih, comemos chocolate e somos preguiçosos - isso deve contar para alguma coisa!
Concordo plenamente!
Talvez isso seja assim, talvez não.
Olá, Mind. Permita-me dizer que o post é bastante reflexivo, no entanto existe mais uma verdade que talvez você desconheça: Não existem países pobres. Teoricamente não deveriam existir. O que acontece é que os países que distribuem melhor suas riquezas, educam melhor o seu povo e lhes permite uma vida mais digna e ainda que não são explorados pelas outras potências, tem mais disposição ao crescimento econômico.
» Enviar um comentário